Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

"Povo Valoroso, Passado Heróico!"


            Nos inicios do século XII, formara-se uma povoação numa colina de terrenos alagadiços, para aproveitamento de nascentes de águas naturais.
            Esses mesmos terrenos pantanosos desenvolviam plantas chamadas “ulvas”, que teriam dado o primitivo nome de Ulvária a povoação, e depois derivado para Ulveira, que deu, por isso, origem a Oliveira.
            Neste contexto, decorria o ano de 1120, quando a Rainha D.Teresa, mulher do Conde D. Henrique e mãe de D. Afonso Henriques, doou a sua herdade entre Ulveira e Bovedela aos cavaleiros da Ordem dos Hospitalários, donde advém a palavra Hospital.
Primeiramente, estas terras seriam uma herdade entre Bobadela e a freguesia de Oliveira de Hospital, todavia foram acrescentadas doações particulares, alargando-se, por isso os seus limites, como foi o caso de em 1988, ser anexado ao concelho a freguesia de Vila Franca da Beira.
            A 25 de Fevereiro de 1514, na emissão de Forais Novos no Reino, D. Manuel I concedeu o primeiro e unico foral a Oliveira do Hospital.
Como ponto fulcral da história e da lenda da cidade, está presente um enigmático Cavaleiro Domingos Joannes, que em França, enriquecera, em virtude dos negócios na Flandres, e que mais tardiamente, precisamente no ano de 1248, regressa ao Reino de Portugal e a sua terra natal, na qual manda construir a Capela dos Ferreiros, onde se encontra a estátua do cavaleiro, bem como os túmulos do mesmo e da sua esposa, esculpidos detalhadamente em pedra, onde diz: “ Em nome de Deus e da Virgem Santa Maria sua madre Domingos Joannes Cavaleiro de Oliveira, fez esta Capelapara si e para sua muler na era de 1279”.



música: Burritoooó... ai ai burrito...
publicado por ohpositivo5 às 10:46
link do post | comentar | favorito
|

.Pessoas online

website stats

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. ...

. DIA INTERNACIONAL DOS MUS...

. ...

. PROGRAMA FÉRIAS OCUPADAS ...

. « As 21 Maravilhas de Oli...

. XVII FESTA DO QUEIJO SERR...

. Palestra/Debate video ced...

. O amanhã de Oliveira do H...

. Palestra/Debate intitulad...

. ...

.Patrocinadores

.links

.Visitas

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds